sábado, 1 de maio de 2010

A escola como fator de inclusão familiar

A escola como fator de inclusão familiar

A escola é o principal instrumento de inclusão de uma sociedade. Ela aceita pobres e ricos, brancos e negros, transformando todos em indivíduos portadores de direitos e oportunidades. Entretanto, para que as escolas cumpram seu papel, é preciso muito mais do que professores e giz: é necessária a participação das famílias.
Todo jovem precisa de orientação. Por sua vez, para que a instrução possa ocorrer de forma integral, famílias e escolas devem ser capazes de trabalhar juntas. Pesquisas mostram que pais e mães participativos diminuem significativamente o índice de evasão escolar e aumentam o nível de aproveitamento dos estudantes. As escolas devem atrair os pais para suas atividades cotidianas, convidando-os para definir alguns conteúdos que serão apresentados durante o ano, por exemplo.
Além disso, pais e mães precisam estar envolvidos em atividades de conservação dos colégios e, quando for o caso, as escolas devem oferecer cursos para que pais e mães também possam estudar. A escola deve servir como espaço de inclusão em todos os sentidos. Afinal, família que vai à escola unida permanece unida.

Texto do jornalista Vitor Paulo da Folha Universal.

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